.: A FREGUESIA
  .: Autarcas
  .: Infraestruturas
  .: Cultura e Desporto
  .: Saúde e Educação
  .: Acessibilidades
  .: Economia
  .: Comunicação Social
  .: Caracterização Física
  .: Caracterização Humana
  .: Dados Gerais
  .: Colectividades
  .: Instituições
.: DADOS HISTÓRICOS
  .: Historia
  .: Ordenação Heraldica
  .: Topónimo
  .: Património
  .: Cronologia
  .: Lendas e Tradições
  .: Habitação Tradicinal
  .: Arqueologia
  .: Personalidades
  .: Curiosidades
.: TURISMO E LAZER
  .: Turismo
  .: Festas e Romarias
  .: Gastronomia
  .: Artesanato
.: MULTIMEDIA
  .: Galeria de Fotos
  .: Foto Reportagem
  .: Videos
  .: Mapa
.: ADMINISTRAÇÃO
  .: Administrar
  .: Webmail
  .: Requisitos
.: INDIQUE O SITE
O seu nome:  
Do amigo:  
O seu email:  
Do amigo:  
 



Artwine- Vinhos e Espumantes, Lda
Morada : Quinta de Baixo - Apartado 265 - Cantanhede
Cód. Postal : 3060-949
E-Mail : geral@artwine.pt
Site : www.artwine.pt
Telefone : 231 423 180
Fax : 231 423 180
Telemóvel: 914 217 649
A ARTWINE É UMA EMPRESA RECENTE CONDUZIDA POR TRES JOVENS, SENDO UM DELES ENÓLOGO. GENTE LIGADA “À TERRA” COM UMA ENORME PAIXÃO PELOS VINHOS.
Maria Helena Duarte
Jorge Silva, Albano Melo e o enólogo Sérgio Silva que cria os néctares e cuida do acompanhamento da vinha “como se de um filho se tratasse”, lideram esta jovem empresa, impondo um novo perfil à arte de fazer vinhos na Bairrada. “Queremos marcar pela diferença os vinhos da nossa região”, sábias palavras num mercado onde a iniciativa tem de ser palavra de ordem. A constante aposta numa viticultura tecnicamente orientada em tecnologia, ensaios e experimentação contínuos, bem como “um forte investimento na formação e cooperação”, são alguns dos pressupostos que definem o projecto Artwine. Localizados na zona da Cordinha, em Cantanhede, Região Demarcada da Bairrada, contam com 20 hectares de vinha divididas por três quintas distintas (com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos) e uma adega, produzindo vinhos para o segmento médio/alto, têm a qualidade como objectivo .
O INICIO E O FUTURO
Em breves linhas, tudo começou por “uma brincadeira de amigos”. Os três sócios estavam ligados desde sempre ao meio rural e florestal e criaram a empresa Maposer – Produção de Vinhos e Espumantes. Em 2003, ano da sua primeira colheita, esta empresa lançou duas marcas: Balsamia e Encosta do Rosal. O vinho Encosta do Rosal - Touriga Nacional, foi o “menino de ouro”, premiado com a Medalha de Ouro no Concurso ACIC (Coimbra) e recebeu a distinção da Revista de Vinhos como «Melhor Compra» pela relação preço/qualidade, dando “uma força adicional, uma responsabilidade acrescida” que motivou a reestruturação da empresa dotando-a de um nome e imagem mais adequada aos produtos que queriam fazer e à realidade agressiva dos mercados. Assim nasceu a Artwine – Vinhos e Espumantes. O nome escolhido pretende transmitir o lema que os move “produzir vinhos com arte”. “Arte também de deixar o vinho seduzir-nos pela sua complexidade, pela sua vivacidade, pelos seus segredos”, afirmaram à Wine Passion. O nome da gama de vinhos também mudou para Blaudus, contando com vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes naturais. Fáceis de beber, os vinhos desta marca pretendem cativar os jovens, bem como as pessoas recentemente iniciadas no gosto pelo vinho. Numa região como a Bairrada que, “está um pouco esquecida pelos consumidores”, mas é detentora de um enorme potencial, clima propício e terroir adequado para a produção de vinhos de qualidade, impulsionaram um forte investimento na aquisição de uma adega moderna e bastante antiga na Bairrada – a Quinta de Baixo. Os vinhos Quinta de Baixo, contam com uma imagem mais clássica e são mais consistentes, mais encorpados e complexos, destinados a pessoas mais exigentes. Na terra do Leitão à Bairrada ou da Chanfana de Borrego, a Artwine convida a conhecer as instalações onde existe uma sala para provas e/ou colóquios, podendo organizar visitas guiadas à adega e às quintas. Para breve estão reservadas surpresas que, segundo estes jovens empresários, serão o reflexo da “essência e da alma” desta empresa.
NA ADEGA
Localizada numa encosta, permite que o processo de vinificação seja realizado por gravidade. A uva é sujeita a uma selecção rigorosa tanto na vinha como na adega e o seu transporte é feito em pequenas caixas. Na vindima, há um planeamento rigoroso sendo cuidadosamente elaborada por talhões, o que permite extrair todo o potencial da uva no perfeito estado de maturação. A fermentação realiza-se em modernos lagares abertos e refrigerados, onde a «pisa a pé» se conjuga na perfeição com os métodos tradicionais de vinificação e a mais moderna tecnologia. A cave, em pedra de calcário, reúne todas as condições de temperatura e humidade necessárias para que o vinho estagie em barrica. “É assim que nascem os nossos grandes vinhos”, dizem.
O TERROIR
A Bairrada é caracterizada por um clima temperado marítimo, que possui verões com dias quentes e noites frescas, cujos limites geográficos são os extensos areais da Costa de Prata e as serras do Buçaco e do Caramulo. Colinas suaves, soalheiras, com solos barrentos e argilo-calcários orientadas a sul, são o melhor habitat da casta Baga, que é a base dos vinhos Quinta de Baixo, propriedade recentemente adquirida, mas com longo percurso de qualidade reconhecida.
AS CASTAS
Criteriosamente seleccionadas por Sérgio Silva, conjugam-se harmoniosamente com o clima e o terroir. Nas castas tintas foram escolhidas: a Baga; a Touriga Nacional; a Syrah; a Merlot; a Pinot Noir; a Tinta Roriz e a Castelão. Já nas brancas a escolha recaiu sobre: a Maria Gomes; a Bical; a Arinto; a Chardonnay e a Sauvignon Blanc. Os resultados são visíveis. Estes vinhos vão traçando um caminho sustentado para o mérito, onde se avizinha um futuro muito promissor. A Wine Passion não estará distraída e continuaremos a dar conhecimento das novidades aos nossos Leitores.


+ ampliar

+ ampliar

+ ampliar








antoni carlos ferreira pascoal
Estou a procura de contato com meu irmão aí nesta localidade, ele se chama AMADEU MOTA PASCOAL, perdemos o contato e preciso muito falar com ele, ele tem um filho chamado acho joão Vitor, meu telefone de contato é brasil+021+985152050 ou meu primo que tb mora ai com minha tia, se chama IDALIO PASCOAL TIMOTEO, MINHA TIA SE CHAMA CACILDA, PRECISO URGENTE CONTATO COM ELES. OBRIGADO A QUEM PUDER CONTACTAR COM ELES.


JOAO ANTONIO
GOSTEI DE VER. SE PUDER DE ALGUMA FORMA AJUDAR AQUI  ESTAREI. VIVA A NOSSA TERRA, DE GENTE HONESTA E TRABALHADORA.DELA NUNCA ESQUECEREI. LONGE DE LISBOA DAS GRANDES REFORMAS ONDE OS GAJOS DESREPEITAM TODAS AS NORMAS.    



    
.: SONDAGEM

.: EDP online

.: NEWSLETTER

Email:
 




23338 visitas até o momento.